A Receita Federal e a Polícia Federal realizaram em 18/10 a operação For All, para desarticular esquema de crime contra a ordem tributária e lavagem de dinheiro praticado por bandas de forró de renome nacional e empresas na área de shows e eventos. A estimativa preliminar já identificou uma omissão de receitas de mais de R$ 300 milhões.

Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil, a partir do cruzamento de informações, apuraram indícios de omissão de receitas, variação patrimonial a descoberto, ocultação de patrimônio e lavagem de dinheiro efetuados por essas empresas e pessoas físicas do ramo de entretenimento. As investigações começaram em 2012 e foram aprofundadas a partir de 2014 com a parceria da Polícia Federal e do Ministério Público.

A fraude se configura na prestação de informações inverídicas relativas ao real faturamento das empresas e grupos musicais. Os valores não declarados ao fisco seriam convertidos em imóveis, veículos e gastos pessoais dos sócios e familiares das empresas.

Os envolvidos poderão responder por crimes contra a ordem tributária, lavagem de dinheiro, associação criminosa, falsidade ideológica e outros crimes.

Na Times Soluções Contábeis os clientes possuem um atendimento especializado em orientações e conferências das rotinas para evitar desvios, falta de informações ou ações deste tipo.

A Receita Federal criou metodologias de fiscalizações muito eficientes através de várias métricas de cruzamento de dados, facilitando a descoberta de sonegações.

Meios de fiscalização:

– Movimentação bancária: os bancos enviam mensalmente para a RFB os valores mensais de todas as pessoas físicas e jurídicas;

– Gastos com cartões de crédito: as operações de cartões repassam mensalmente para a RFB as operações de gastos realizadas;

– Transferências de imóveis: os cartórios repassam mensalmente para a RFB a relação de escrituras registras com todos os dados das operações, como vendedor, comprador, valor, dentre outros;

Existem muitos outros meios de fiscalização.

Na Times Soluções Contábeis os empresários encontram uma assessoria especializada e atenta às particularidades das atividades a fim de afastar riscos tributários e malha fina perante a RFB.

Receita Federal